Páginas

quarta-feira, 16 de março de 2011

Diagramação de álbuns por Daniela Picoral

" fine art
11 03 2011

O processo de diagramar álbuns é um tanto quanto cansativo, mas é um parte fundamental do que fazemos, pois é ali, no papel, que nosso trabalho finalmente termina. Se queremos contar um história não basta produzir mil fotografias, é preciso encontrar o fio condutor da narrativa, reduzí-la ao que é essencial. Parece fácil? Não é.

Não é fácil mas é importante. Se não reduzimos o número de fotos, o álbum fica cansativo, grande demais, pesado. É um trabalho em conjunto: os noivos escolhem suas fotos favoritas e eu edito a partir dessa escolha. Na maior parte das vezes eu vou reduzir o número de fotos, pois a maioria das pessoas tem dificuldade em fazer uma escolha mais enxuta. Em outras, incluo fotos que ficaram de fora na primeira seleção. Eu também tenho minhas preferidas e é lindo quando elas também são as preferidas dos noivos. Todo álbum tem a minha visão, mas de alguma forma ele também tem que refletir a personalidade dos noivos. É uma alegria quando os noivos me dão liberdade para criar.

O álbum abaixo foi com certeza o mais lindo que já produzimos. Ele foi impresso em papel de fibra algodão importado (Hahnemüehle é a marca, um fabricante de papel que existe desde 1584), que é um papel de altíssima qualidade e durabilidade (ele é um papel acid free, não amarela e o fabricante garante uma “expectativa de vida” de várias centenas de anos). Combinada com uma impressão jato de tinta especial (conhecida como giclée ou piezografia) — e boas fotografias, é claro — esse tipo de impressão resulta em álbuns que são de fato uma obra de arte e que ficarão de herança para as próximas gerações. Para protegê-lo dos raios UV — o responsável pelo desbotamento de qualquer material impresso — fizemos uma caixa no mesmo linho da capa. A diagramação alternou grandes fotos com imagens em tamanhos menores e muitos espaços em branco para valorizar o papel, que também é muito bonito.

As fotos dão apenas uma pequena ideia do resultado mas as palavras dos noivos dizem tudo:
Realmente ficou lindo!!! Muito mais do que esperávamos!!! A caixa, o formato, o tecido, papel, diagramação, seqüência, cores… Sei que somos suspeitos, mas é o álbum de casamento mais bonito que já vimos!!! Muito obrigado e parabéns pelo trabalho de vocês!!! "

Daniela Picoral

Daniela Picoral




Um comentário:

  1. O álbum realmente tem acabamento impecável. Parece lindíssimo!! Onde vc faz seus álbuns? Estou procurando por dicas de locais que façam impressões mas sofisticadas. Se puder me dar essa dicas, sou do Rio de Janeiro. Meu e-mail: van.brigido@gmail.com. Muito obrigada e parabéns pelo belíssimo trabalho!

    ResponderExcluir